09 março 2022

Região Centro-Oeste do Brasil - Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás - 2021



LOCAL:  Região Centro-Oeste do Brasil - Mato Grosso do Sul (Cidade de Bonito), Mato Grosso (Cidade de Nobres) e Goiás (Cidade de São Simão).


EVENTO: Viagem com a namorada pelos estados da Região Centro-Oeste, passeando pelas cidades de Bonito/MS e Nobres/MT, e no caminho de volta ao Rio de Janeiro conhecer as cidades de São Simão/GO e Poços de Caldas/MG, com total de 16 dias de viagem.


DATA:  02/10/2021 ATÉ 17/10/2021

TOTAL DE DIAS: 16 DIAS

TOTAL DE KM IDA E VOLTA: 5.338,9 KM

TOTAL DE GASTOS COM GASOLINA: R$ 2.025,24



1º DIA DE VIAGEM - 02/10/21 - SÁBADO

Rio de Janeiro x Marília/SP

Distância percorrida: 835,0 km

Tempo de viagem: 10h30min

Chegada: 17:30h

Hospedagem: Hotel Tenda - www.hoteltenda.com.br


No 1º dia de viagem eu tinha idealizado pernoite na cidade de Marília/SP, mas tinha minhas dúvidas se conseguiríamos chegar na cidade antes do anoitecer, pois seria a 1ª vez que minha namorada faria uma viagem tão longa na garupa, mas pra minha surpresa ela encarou de boa todo o percurso, sequer pedindo pra pararmos antes dos momentos em que eu achasse ideal (só quando a gasolina está pra acabar kkkkkkk), então, depois de 10h30min, às 17:30hs chegamos ao Hotel em Marília, com 835 km de estrada rodados.

Posso tranquilamente indicar o Hotel Tenda a todos que precisem fazer um pernoite a caminho de Bonito/MS, pois o valor da diária é bem em conta, possui ótima infra estrutura, funcionários muito atenciosos, café da manha muito bom, e do outro lado da rua, bem em frente ao hotel, um estacionamento fechado e coberto, que também pertence ao hotel. 


2º DIA DE VIAGEM - 03/10/21 - DOMINGO

Marília/SP x Bonito/MS

Distância percorrida: 880,6 km

Tempo de viagem: 11h 

Chegada: 18:00hs

Hospedagem: Flat Bonito - http://bonito-residencial-flat-apartment.hoteisbonito.com/pt/


Saindo do Hotel em Marília/SP, rodamos 265 Km e chegamos na cidade de Presidente Epitácio/SP, onde o Rio Paraná faz a divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, com travessia pela Ponte Hélio Serejo, sendo que do outro lado da ponte fica a cidade de Bataguassu/MS.

Uma curiosidade é que no lado do estado de São Paulo a Ponte Hélio Serejo começa onde termina a Rodovia Raposo Tavares.

 

PONTE HÉLIO SEREJO

Atravessa o Rio Paraná, inaugurada em 1964, possui 2.550m de extensão e a 2ª maior ponte do Brasil, só perdendo pra Ponte Rio-Niterói.






Dessa vez a viagem não foi totalmente tranquila, pois já no final do dia, chegando em Bonito/MS, a estrada de mão dupla, mas faixa simples, sem acostamento, escurecendo e de repente começou uma ventania e um barro vermelho das plantações formou uma nuvem de poeira pela rodovia, mais parecendo um nevoeiro, e mal conseguindo ser possível visualizar as lanternas dos veículos a frente. Pra piorar, de repente começou um baita de um temporal e aí a claridade do final da tarde virou noite. Quando já estávamos em situação difícil, o que parecia não ter como piorar, piorou sim, pois o motor da moto começou a ratear, sem força, embolando o motor, aí fui jogando as marchas pra baixo até conseguir rodar apenas em 1ª marcha e quase parando, quando então, pra nossa sorte, surgiu um posto de combustível do outro lado da pista.

Eu achando que o problema da moto deveria ser algo relacionado a parte elétrica, pois o temporal muito forte poderia ter molhado as velas ou outro componente elétrico, mas durante o abastecimento reparei que o marcador da bomba de gasolina marcou 16,5 litros, ou seja, com um tanque com capacidade pra 17 litros, faltaram 500 ml pra secar o tanque. O problema era falta de gasolina, graças a Deus rsrsrs. Depois do abastecimento foi só ligar a moto e deixar o motor trabalhando um pouco pra que ficasse novamente redondinho.

Tanque cheio, já estávamos na entrada da cidade de BonitoMS, então, às 18:00hs, após 11 hs de estrada e 880.6 km rodados, chegamos ao destino do dia.


BONITO / MS





Uma dica pra quem for conhecer a cidade de Bonito é pegar um mapa igual a este que consegui na agência de turismo H2O Ecoturismo, pois se estiver de carro ou moto saberá exatamente como se deslocar a cada ponto turístico, mesmo sem precisar do auxílio do gps, inclusive sabendo exatamente a distância de estrada de chão até cada um dos locais escolhidos. Outra dica antes de comprar os vouchers para visitação aos pontos turísticos é que antes calcule a distância entre cada um desses pontos, podendo assim calcular quantos locais podem ser visitados em cada dia de permanência na cidade.
Mais uma dica e essa muito importante, pois eu tive problemas com isso, é que se você não conhecer os locais de visitação, antes de pedir sugestões nas agências de viagens, faça uma pesquisa na internet e veja bem os comentários e sugestões de quem já esteve em Bonito e se deslocou por conta própria pelos diversos pontos turísticos, pois eu pedi indicação sobre um balneário e me indicaram um muito longe e que nem era tão bacana.
Pra quem se deslocou de muito longe e chegou em Bonito meio que cansado de tanto dirigir, sugiro que no primeiro dia conheça o Balneário Municipal de Bonito, pois o trajeto até lá é todo em estrada asfaltada, apenas com um pequenino trecho de estrada de bloquetes e depois outro trechinho de estrada de chão, mas bem tranquilo.  





3º DIA DE VIAGEM - 04/10/21 - SEGUNDA FEIRA

Bonito/MS


PRAÇA DA LIBERDADE - BONITO/MS

No nosso primeiro dia em Bonito achamos melhor apenas dar umas voltas pelo centro da cidade e descansarmos, pois os 2 primeiros dias de viagem foram bem puxados.









4º DIA DE VIAGEM - 05/10/21 - TERÇA FEIRA

Bonito/MS

Em nosso primeiro dia de passeios em Bonito, escolhemos três locais pra visitar, sendo primeiro as Grutas de São Miguel, depois a Gruta do Lago Azul, e por último o Balneário Porto da Ilha.

Da Praça da Liberdade, no Centro da Cidade, até a Gruta de São Miguel, foram aproximadamente 18 km, sendo apenas uns 7 km em estrada de chão.



GRUTAS DE SÃO MIGUEL




































GRUTA DO LAGO AZUL

Saindo da Gruta de São Miguel, até chegar na Gruta do Lago Azul, foram 8 km, sempre em estrada de terra.

































ECO PARK PORTO DA ILHA

Após o passeio na Gruta do Lago Azul, de acordo com a nossa programação, voltaríamos ao Centro da Cidade para almoçarmos e depois passaríamos a tarde no Eco Park Porto da Ilha, tendo sido o local uma indicação da recepcionista na agência de turismo onde compramos os ingressos dos locais de visitação.
O local até que é bem legal, mas depois descobrimos que existiam outros balneários bem mais próximos e até melhores, ainda mais levando-se em consideração que chegaríamos na parte da tarde.
Saindo da Praça da Liberdade, no Centro da Cidade, até o Eco Park Porto da Ilha, foram uns 13 km em estrada de terra, em grande maioria trechos horríveis para andar com uma moto custom, então demoramos coisa de mais de 30 min pra chegar ao balneário, já preocupados com a hora de voltar, pois devido as péssimas condições da estrada não poderíamos arriscar de estar na estrada quando escurecesse.

























5º DIA DE VIAGEM - 06/10/21 - QUARTA FEIRA

Bonito/MS



BALNEÁRIO MUNICIPAL DE BONITO


Nosso 3º dia em Bonito, depois do tanto de estrada de terra no dia anterior até o Eco Park Porto da Ilha, desta vez decidimos passar o dia no Balneário Municipal de Bonito, o que foi uma excelente escolha, pois desde o Centro da cidade até o Balneário foi só de estrada asfaltada e em excelente estado, coisa de uns 7 km.
O local é agradável demais, com grande área de estacionamento, bem conservado, boas instalações de banheiros, um restaurante muito bom e com preços razoáveis, áreas de churrasqueiras, além de muitas áreas de gramados onde as famílias podem fazer piqueniques.





















6º DIA DE VIAGEM - 07/10/21 - QUINTA FEIRA


Bonito/MS x Coxim/MS

Distância percorrida: 693,7 km

Tempo de viagem: 12hs 

Chegada: 19:00hs

Hospedagem: Hotel Tayamã


Após 3 dias na cidade de Bonito/MS, pegamos estrada rumo à cidade de Nobres/MT, mas pela distância de quase 1.300 km decidimos por um pernoite na cidade de Coxim/MS.





7º DIA DE VIAGEM - 08/10/21 - SEXTA FEIRA

Coxim/MS x Nobres/MT

Distância percorrida: 597,6 km

Tempo de viagem: 10hs 

Chegada: 18:00hs

Hospedagem: Hotel Hebrom - https://hotelhebrom-hotel.negocio.site/


A chegada na cidade de Nobres/MT, após 3.091,3 km de estradas, fez concluir os nossos destinos da viagem, que seria Bonito/MS e Nobres/MT, então, após alguns dias em Nobres, seguiríamos estrada rumo ao Rio de Janeiro, mas pelo caminho ainda decidiríamos por algumas paradas para conhecermos mais algumas cidades com atrativos turísticos.









Isto sim é o tipo de viagem que eu gosto, com muitos kms rodados apenas na viagem de ida.





Uma pena olhar pra moto tão suja, mas isso é moto de viajante raiz.





8º DIA DE VIAGEM - 09/10/21 - SÁBADO

Vila Bom Jardim - Nobres/MT

Se lá em Bonito/MS nos deparamos com situação de estrada de chão horrível, aqui em Nobres/MT foi muito pior, então deixamos de conhecer locais bem legais por conta de estradas nada apropriadas pra uma moto custom.
No 1º dia em Nobres fomos pra Vila de Bom Jardim, uns 50 km distante do Centro de Nobres, mas em estrada asfaltada. Quase todos os atrativos turísticos estão localizados naquele distrito, só que ao chegarmos em uma agência de turismo pra comprarmos os vouchers, ficamos cientes das imensas distâncias que precisaríamos percorrer em estradas de terra até cada um dos melhores locais de visitação, o que nos deixou frustados.
Como já estávamos em Bom Jardim, resolvemos conhecer um atrativo que fosse o mais próximo possível da Vila, o que no caso foi o Balneário Estivado.







Único atrativo que visitamos em Bom Jardim, o Balneário Estivado está mais pra quem estiver querendo beber uma cerveja e molhar o corpo do que propriamente se esbaldar durante muitas horas em um balneário, pois é muito pequeno. Lá no Balneário Estivado você só tem como opções ficar no deck, que é o próprio restaurante, ou ficar dentro da água, sem locais de gramado ou prainhas, também não possuindo rios que formem cachoeiras, sendo mais um rio represado, formando um bonito lago cheio de peixes. Em resumo, um ótimo local pra pessoas idosas e crianças, por ser um local de águas bem rasas.



BALNEÁRIO ESTIVADO
















9º DIA DE VIAGEM - 10/10/21 - DOMINGO

Balneário Dona Máxima - Centro - Nobre/MT

Com a decepção do dia anterior em Bom Jardim, no dia seguinte fomos parar em um lugar muitíssimo maneiro, bem no Centro de Nobres, pegando um pequenino trecho de estrada de chão, graças a indicação de um hóspede lá do hotel e que conhecia todos os points, pois além de ser morador da região, também é praticante de caminhadas por trilhas.
O hóspede com quem troquei um ideia indicou de conhecermos o Balneário Dona Máxima, pois além de ter uma área imensa, com um rio e represa, restaurante, e estacionamento, tinha também um atrativo a mais, desconhecido da maioria dos turistas, que no caso é uma trilha que leva a uma boa caminhada pela mata, mas que nos presenteou com locais de cachoeiras maravilhosos, o que nos fez ficar por todo o dia ali no local, saindo só pra almoçar e depois retornando ao mesmo ponto das cachoeiras.


BALNEÁRIO DONA MÁXIMA




























10º DIA DE VIAGEM - 11/10/21 - SEGUNDA FEIRA

Nobres/MT x Alto Garças/GO

Distância percorrida: 548,0 km

Tempo de viagem: 9hs 

Chegada: 16:30hs

Hospedagem: Konrad Hotel - https://hotelkonradhotel.com/








11º DIA DE VIAGEM - 12/10/21 - TERÇA FEIRA

Alto Garças/GO x São Simão/GO

Distância percorrida: 440,0 km

Tempo de viagem: 7h20min 

Chegada: 16:00hs

Hospedagem: Hotel Mágica Visão - http://www.hotelmagicavisao.com.br/


Antes de nossa saída de Nobres/MT, fiz algumas pesquisas na internet e achei um imenso hotel em uma cidade de Goiás, aparentemente muito maneiro, então decidi por curtirmos uns 2 dias no Hotel Mágica Visão, na cidade de São Simão/GO.

O hotel é realmente imenso, com hospedagem em chalés, estando localizado quase que nas margens do Lago Azul, que é formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão. Com excelente infra-estrutura, possui um restaurante com variedade de petiscos e opção de almoço e jantar, podendo fazer o pedido por telefone e entrega no chalé.

No tocante a estacionamento, o único ponto a desejar foi a falta de uma área coberta e ter que andar um bocado da área do estacionamento até o chalé.

O atrativo que me fez escolher o Hotel Mágica Visão para hospedagem, acabou por ser nossa maior decepção, pois eu tinha visualizado fotos de uma imensa piscina muito bacana, só que no dia seguinte a nossa chegada, quando fomos aproveitar a piscina, era de uma sujeira incrível, pois chegamos no último dia do feriadão de 12 de outubro, então o hotel teve uma grande frequência de pessoas na piscina, inclusive por trabalharem também com day use, o que acabou por interditarem a piscina nos 02 dias em que estivemos por lá.


































12º DIA DE VIAGEM - 13/10/21 - QUARTA FEIRA

Cataratas de Itaguaçu - São Simão/GO

Distância percorrida: 28,0 km

Tempo de viagem: 25min 


Com o impedimento de aproveitarmos a piscina do hotel, fomos tentar curtir a prainha do Lago Azul, mas o lugar não agradou pra tomar banho, então pegamos estrada até um lugar sensacional e coisa de apenas uns 28 km em estrada de asfalto.

Assim como fuçando na internet achei o Hotel Mágica Visão, da mesma forma encontrei as Cataratas de Itaguaçu, no distrito de Itaguaçu, ainda na cidade de São Simão.

Assim que você chega em uma ponte logo após a vila de Itaguaçu, se depara com uma visão espetacular de cachoeiras e de cara vem a ideia de tirar fotos e mais fotos.

A beleza é impressionante, mas o perigo nas quedas d'água também é impressionante, então o mais aconselhável é ficar pelos lagos formados pelo remanso das águas, mas mesmo assim em certas partes existem fortes correntezas. O local é algo assim pra você passar todo o dia, principalmente por contar com um pequenino restaurante onde é servido um almoço legal e uma cerveja bem gelada.


CATARATAS DE ITAGUAÇU

































13º DIA DE VIAGEM - 14/10/21 - QUINTA FEIRA

São Simão/GO x Ituiutaba/MG

Distância percorrida: 207,0 km

Tempo de viagem: 2h40min 

Chegada: 10:40hs


Em nossa saída de São Simão/GO, a moto já estava com 4.400 km rodados desde a última troca de óleo, então achei melhor procurar uma concessionária Yamaha mais próxima e trocar logo o óleo, mas em nosso caminho somente na cidade de Ituiutaba/MG, uns 200 km até lá, então lá fomos nós pra Minas Gerais.
Uma coisa engraçada foi nossa chegada na concessionária exatamente 10:40hs, apenas 20 minutos antes de fecharem as portas para horário de almoço e só reabririam 12:30hs, então deixamos a moto na concessionária e decidimos aproveitar o tempo ocioso para anteciparmos nosso almoço.
Óleo da moto trocado, nossa próxima parada seria em Barretos/SP, pois existia uma certa curiosidade por conhecer a cidade, mas tivemos problemas no caminho e acabamos não chegando em Barretos.






13º DIA DE VIAGEM - 14/10/21 - QUINTA FEIRA

Ituiutaba/MG x Pirajuba/MG

Distância percorrida: 210,0 km

Tempo de viagem: 2h30min 

Chegada: 15:30hs

Hospedagem: Hotel Estrela


Quando saímos da Concessionária Yamaha da cidade de Ituiutaba/MG, pegamos estrada rumo à Barretos/SP, coisa de uns 280 km, mas ocorreram pelo caminho ocorreram problemas que acabaram por nos obrigar a fazer um pernoite em uma cidade pequena, com infra-estrutura muito fraca em hospedagens, restaurantes e até comércio em geral.

Primeiro o GPS tentou encurtar o caminho e traçou um trajeto em que acabamos em uma rodovia estadual, a  MG-810, uma rodovia no meio do nada, sem nada mesmo, nem iluminação ou acostamento, onde existiam mais buracos do que asfalto, verdadeiras crateras, sendo que em alguns pontos nem caminhões ou ônibus conseguiam passar pelas crateras inundadas, sendo necessário passar pela faixa de sentido contrário. Depois começou um temporal muito forte, e por último a moto começou a fazer um barulho muito forte, que parecia do motor, e quanto mais rápido, mais forte o barulho, então tive que continuar bem devagar e rezando pra que a moto não parasse ali no meio do nada, pois com certeza nem sinal de celular teria no local, o que me obrigou a continuar mesmo sem ter noção da origem do barulho.

Pelo GPS ainda faltavam coisa de uns 120 km até Barretos/SP, mas seria impossível continuar até lá sem saber a origem do barulho na moto, e também porque eram umas 15:00hs e parecia noite devido ao tempo tão ruim, então paramos na primeira cidade que encontramos, uma tal de Pirajuba, cidade muito pequena e sem infra-estrutura legal pra hospedagens.

Ao chegarmos na cidade parei em um posto de combustível e pedi informação sobre hotel ou pousada, sendo indicado um tal de Hotel Estrela, bem próximo do posto de combustível, então lá fomos nós saber se conseguiríamos um quarto pra pernoite. Chegando no Hotel Estrela, a primeira surpresa foi a aparência do prédio, depois a segunda surpresa foi descobrirmos que a porta do hotel estava fechada e ninguém pra atender, até chegou um rapaz também para entrar no hotel, só que ele tinha o número de telefone da proprietária, então ligou e depois nos avisou que ela já estaria chegando, o que ainda demorou alguns bons minutos.

Sobre o hotel, nunca me hospedei em lugar parecido. Pela construção, me pareceu que o hotel já tinha sido uma casa que foi sendo ampliada para se transformar em hotel, não tendo qualquer conforto. O quarto no qual ficamos não tinha ar condicionado, a televisão era de tubo e ainda por cima de 14", o café da manhã o mais básico possível, com pão francês, margarina, queijo e presunto, e o suco era Tang.

Devido ao cansaço e estresse pelo temporal e problema com a moto, acabamos por ficar ali mesmo no Hotel Estrela, mas decidi que somente na manhã seguinte tentaria descobrir a origem do barulho no motor da moto, e se se fosse o caso, chamar um reboque.

No dia seguinte, após o café da manhã, liguei a moto e dei umas voltas, quando escutei o barulho que vinha do motor, mas não conseguia identificar a origem. Resolvi retirar os protetores e tampas da correia e polias, pra depois dar outras voltas e tentar identificar melhor a origem do barulho, quando então tive a impressão de que o barulho vinha sim da parte da frente da moto, mas não de dentro do motor, no que resolvi fazer uma lavagem na correia e nas polias, pra depois aplicar parafina de vela.

Fui até um mercadinho próximo ao hotel e comprei detergente, escova dental e vela de parafina, depois arrumei um balde lá no hotel e fiz a lavagem das peças.

Correia e polias lavadas, dei umas voltas pra secar as peças e nisso já tinha sumido o barulho, então depois de passar parafina a moto ficou filé, pronta pra seguir viagem, mas como próximo destino resolvemos trocar Barretos/SP por Poços de Caldas/MG.


HOTEL ESTRELA - PIRAJUBA/MG










14º DIA DE VIAGEM - 15/10/21 - SEXTA FEIRA

Pirajuba/MG x Poços de Caldas/MG

Distância percorrida: 398,0 km

Tempo de viagem: 5h 

Chegada: 16:30hs

Hospedagem: Hotel Excelsior  -  https://excelsiorhotel.com.br/


Nossa parada em Poços de Caldas foi mais pra dar uma descansada antes do último trajeto de estrada até em casa.






Relógio Floral






Cachoeira Véu da Noiva






Fonte dos Amores










FONTE DAS ROSAS





16º DIA DE VIAGEM - 17/10/21 - DOMINGO

Poços de Caldas/MG x Rio de Janeiro

Distância percorrida: 529,0 km

Tempo de viagem: 9h 

Chegada: 15:00hs


Com dizem, com emoção é melhor, e assim foi o último dia de estrada até em casa, pois saindo de Poços de Caldas/MG foi muita estrada de serra, com curvas e mais curvas, e com uma situação mais crítica em em Delfim Moreira/MG, quando pegamos um intenso nevoeiro na BR-459, parecendo que estávamos dentro de uma nuvem, sem enxergar nada a nossa frente.







Chegamos em casa com 5.661,6 km percorridos na viagem ida e volta.





Após a 1ª viagem mais distante com a Midnight, depois de tanta estrada de terra e temporal, mais do que merecido chegar em casa e ir direto para uma lavagem bem completa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, seja elogio, sugestão ou crítica.